terça-feira, 22 de outubro de 2013

MARLEIDE SE EMOCIONA EM HOMENAGEM DE ESCOLA DO BAIRRO ONDE MORA!
No dia 22/10, Marleide compareceu à escola UME 28 de Fevereiro, respondendo a um convite feito pela professora Gabriela Lima Ferreira e sua turminha do 3º ano C. Segue abaixo o relato de como tudo aconteceu desde o início:
"Venho desenvolvendo um projeto de correspondência com a minha turma da UME 28 de Fevereiro , no Saboó, mesmo  bairro que mora Marleide. Todo ano a escola tem uma mostra dos trabalhos realizados pelos alunos, e este ano o tema foi "Superação", onde deveríamos eleger personalidades que se destacaram na vida apesar de sua deficiência. A princípio seria apenas a Dorina Nowill, mas como moro no mesmo bairro também , lembrei do programa do Celso onde ele reformou o apartamento dela. Já havia conversado com as crianças sobre a Dorina e perguntei a elas quem é que morava no bloco onde vivia uma deficiente visual, até este momento não lembrava o nome, e muitas crianças sabiam quem era ela. Então propus a eles, que escrevêssemos coletivamente uma carta convidando ela a vir à nossa escola para falar da sua superação.
Pedi então a professora Ieda , da sala de recursos, que transcrevesse a carta em braile, e também o envelope com endereço conseguido pelas próprias crianças vizinhas dela. Uma destas crianças deixou a carta embaixo da porta, já que os correios estavam em greve. Esperamos muito e eu cobrava a aluna que levou a carta para que fosse até a casa dela saber da resposta. Demorou um pouco pois ela estava em Londres, e nada. Até que entrei no site, mandei e-mail, mensagem, perturbei ela. Uma semana antes da mostra,  ela retornou e agendou a palestra para o dia 22/10. Participaram apenas os alunos de 4 salas (3º ano A,B,C e 5º ano), com a participação das professoras Lauzemar, Rita, Maura ,Ieda e equipe técnica da escola. Os alunos adoraram e fizeram muitas perguntas interessantes como:
- Como você sabe quanto de dinheiro tem que dar para pagar algo?
- Sou seu vizinho mas nunca sei como posso te ajudar quando encontro você?
- Como você sabe que está chegando na sua casa quando está de ônibus?
- Como você consegue andar de bicicleta?
Arte de estampa da camiseta usada na mostra.
E tantas outras, durante seu relato, ela disse que quando estava arrecadando o dinheiro para viagem e se emocionou quando uma criança contribuiu com um moeda. E instantes depois, um aluno chorou e queria ir na classe pegar 2 reais para ajudar a Marleide , ela se emocionou, o aluno também, e então ele escreveu no livro de ouro que ela trazia, abraçou ela e disse que ela era linda por dentro e por fora. Emocionante. A mostra foi hoje, projetei no telão da escola para a comunidade escolar, o trajetória de vida da Dorina e da Marleide, e muitos falavam : Eu conheço ela , é minha vizinha. 
A visita dela foi uma lição de vida para todos nós que ouvimos, nos marcou muito."
Marleide também se emocionou muito com o carinho dos professores, funcionários e alunos, e saiu renovada de mais essa maravilhosa experiência. As crianças, como sempre e com certeza, transmitem uma energia muito positiva e verdadeira.
Veja mais fotos...

Nenhum comentário: